Noite Corrida!



No dia 15/06/2021, fiquei escalado com um plantão no DP! Previsto das 20:00 até as 00:00. Ate ai tudo bem, não esperava o'que tinha por vim.

Fui na Base da PF, peguei minha pistola de serviço, chamei um dos meus companheiros que também estava de serviço e fomos para a delegacia assumir plantão! Cheguei no DP, bati meu ponto e fui para minha sala. Como a PC e PF, ambas ficam na mesma delegacia, meu companheiro de farda chico da PC estava de serviço igual a mim. Cumprimentei o mesmo e fui para minha cadeira. Ah! Valendo lembrar que tinha já tinha 2 companheiros da PF já no DP assim que eu cheguei. 

Agora vem a pergunta, O'que é plantão Charlie? Como funciona. A resposta é bem simples: Plantão basicamente é quando um policial civil ou federal vai para sua delegacia atender ocorrências diárias ou denúncias de determinadas situações(Droga, carregamento de Arma, etc.). Durante plantão, temos o costume de sempre fixar o pessoal que é preso no banco de dados, o PC(policial civil) fixa no banco de dados deles, e nós da PF no nosso, obs: Ambos tem acesso ao mesmo sistema.

Após eu ter assumido o plantão, em menos de 4 minutos, já chega um cidadão que tinha sido preso e o policial não tinha apreendido as drogas etc. O mesmo abriu uma investigação e o Batalhão da ROTA foi intimado para ser depor sobre o caso(Um dos policiais da rota não tinha retirado o dinheiro sujo do mesmo, e o cidadão tinha sido preso duas vezes pelo mesmo motivo). Enquanto o pessoal da ROTA estava vindo a DP, eu estava pegando algumas informações etc para ser feito uma investigação nos relatórios. Durante o interrogatório do abordado(Que foi preso e não removeram o dinheiro) Chega o policial da PC(Chico), me alertando que tinha outro rapaz aguardando lá em baixo  que foi vitima de atropelamento. Após finalizar o caso do rapaz que foi preso injustamente, pedi para ele aguardar ate mais tarde que daria alguma resposta da investigação. Dai desci o elevador com ele e dispensei ele por hora, dai já fui para outra ocorrência sobre o atropelamento.

Um cidadão que não terá seu nome revelado, foi vitima de atropelamento do mecânico. O mesmo prestou queixa que teve sua perna atropelada, e o mecânico não parou para prestar um socorro, sendo assim cometendo o crime de omissão de socorro. Foi verificado no sistema e conseguimos identificar o mecânico que seria o suposto acusado. Infelizmente esse mecânico tinha viajado para um país onde não temos jurisdição! Porém deixei um mandado de intimação no seu nome, assim que ele aparecer no aeroporto para retornar para los santos, a interpol com certeza irá trazer o mesmo sobre custodia. Expliquei a situação a vitima e remarquei pois não teria muito o'que fazer sem a presença do acusado. E deixamos esse caso em andamento...

Após eu ter finalizado o caso do atropelamento, já entra logo em seguida na minha sala a equipe da ROTA para resolver o primeiro caso do meu plantão. Foi conversado a situação, expliquei, ouvi os envolvidos e conseguimos achar o policial que cometeu o erro de não ter recolhido etc o material ilícito. O CMD.G possivelmente puniu o policial que não terá seu nome revelado! 

Após eu ter dispensado e agradecido a rota por ter se apresentado etc... Já fui imediatamente ligar para a vitima que tinha deixado seu numero de contato, para alertar que tinhamos pegado o policial que cometeu o erro. O mesmo agradeceu e finalizamos mais um caso! Lembrando que ainda temos o caso do atropelamento em andamento.

Após eu ter desligado o telefone, no mesmo momento já chega outra confusão de trânsito onde inicialmente o "chico" da PC, enquanto eu finalizava o arquivamento do ocorrido da ROTA! Após eu ter finalizado, fui para minha sala novamente voltar a meu posto. Quando entrei na sala tinha: 2 policiais do BOPE, 3 motoqueiros, e um possível piloto de corrida! Esse muído todo ocorreu devido um acidente de trânsito onde o piloto de corrido tinha feito uma ultrapassagem perigosa etc, e acabou colidindo com as motos. Só sei que ficamos uns 17 a 29 minutos debatendo esse ocorrido! Lembrando que já era 23 e 12! Olha como o tempo passa rápido. Para ser breve, finalizamos essa situação da seguinte forma. Cada um arca o prejuízo de suas motos e pronto! Todo mundo concordou e de ambas as partes assinou um TCO (Termo Circunstancial de Ocorrência, é registrar os fatos que, em tese, configura-se como infrações penais de menor potencial ofensivo para que a ocorrência seja finalizada o mais breve possível) e todos fora, liberados.

Após toda esse treta ter passado, sentei na minha cadeira final mente e fui fixar alguns vagabundos que tinham sido preso ao longo das horas(Das 20:00 as 23:39)! Enquanto eu fixava, o meu companheiro teve que finalizar seu expediente pois já era hora. Levei o mesmo até a base e retornei meu posto que já estava bem próximo de acabar. Fixei todo mundo que estava preso no banco de dados, eu e o "chico"claramente.

Depois que deu as 00:00, cheguei ao final do meu turno onde me despedi do "chico", desci o elevador, e quando eu já eu estava saindo para o estacionamento, chega um funcionário da prefeitura, pedindo um apoio para prender um cidadão, realizei a apreensão rápida e fui novamente em direção ao estacionamento. Peguei minha viatura, destranquei a trava da arma, coloquei no meu colo, e fui para a base. Chegando na base, entreguei a VTR da outra turma que iria assumir plantão, subi as escadas, fui na sala de informática, bati meu ponto e fiz meu relatório ao Delegado Geral. Fui em direção ao vestiário, troquei minha roupa, guardei o uniforme, desci as escadas, passei no armeiro, entreguei a arma de serviço, peguei minha arma pessoal e desci no estacionamento da base para pegar meu carro que estava lá! Abri o porta malas, joguei minha bolsa com o uniforme dentro, fechei, embarquei no carro e fui para casa. Após chegar em casa, coloquei o carro na garagem, liguei o fogão, esquentei a sopa de feijão com charques no fogo baixo, e fui tomar banho! Sai do banho, coloquei uma roupa folgada, desliguei a sopa e fui comer. Após isso fiquei até umas 01:29 da manhã acordado e fui dormi! Fim.

O plantão desse dia foi muito corrido! Nunca tinha pegado um expediente tão movimentado desse jeito, toda hora, todo o momento tinha alguma coisa para ser resolvido. Sempre uma coisa atrás da outra, não parei. Mais é isso, fazer o'que a gente gosta não tem preço que pague.

Passando aqui para agradecer por ter lido ate aqui! Muito obrigado pelo apoio, abraço!!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divisas Da Polícia Federal

Um pouco de mim!

Operação Relâmpago